4 coisas que você deve saber ao aplicar grafiato na parede

Share Button
Parede de área interna com textura amarela Cyz. Para obter os melhores resultados ao aplicar grafiato na parede, é preciso levar em conta a limpeza do local e o uso de seladores.

Decoração com textura da marca CYZ. Para obter os melhores resultados ao aplicar grafiato na parede, leve em conta a limpeza e o uso de seladores.

Depois de avaliar as melhores formas para decorar a sua casa, você concluiu que aplicar grafiato na parede é a escolha certa para deixá-la mais bonita e protegida. E é mesmo!

Afinal, o revestimento traz vantagens que vão além da estética, como a redução do impacto da umidade, mais segurança contra infiltrações e o aumento da durabilidade do seu imóvel.

Mas, antes de colocar a textura, é preciso ter alguns cuidados para obter os melhores resultados. Para descobrir como aplicá-la sem erro, acompanhe as dicas a seguir:

1. Limpe bem as paredes

Como já falamos em um outro post, para conseguir o efeito esperado é necessário deixar a superfície que receberá a massa limpa e uniforme.

Para começar, use uma vassoura macia para tirar a poeira. Se a sujeira estiver grossa ou existir gordura, use uma esponja e uma solução com água e detergente. E fique atento para áreas emboloradas. Se for o caso, retire o máximo possível com uma bucha e água sanitária diluída.

Um outro cuidado importante é com restos de tinta e reboco. Como a parede precisa estar lisa, elimine as irregularidades com uma lixa.

2. Aplique um selador ou fundo preparador

Embora não seja um item obrigatório para aplicar grafiato na parede, ou mesmo outras texturas, o selador e o fundo preparador facilitam o trabalho e oferecem um melhor resultado final.

A função do selador é a de preencher as porosidades do local e garantir uniformidade para receber o revestimento, o que dará mais rendimento à massa.

Já para as paredes de gesso, pintadas com cal ou formadas por blocos, a nossa indicação é usar o fundo preparador. Os motivos são os mesmos do selador: tornar a região mais uniforme e aumentar a aderência do acabamento.

3. Evite aplicar grafiato em paredes com infiltração

Como já dissemos por aqui, o grafiato é hidrorrepelente, ou seja, protege o local que receberá a massa contra a umidade, o que evita a infiltração.

Mas isso não significa que a textura é capaz de acabar com uma infiltração já existente em sua parede.

Na verdade, o mais provável é que com o tempo o revestimento seja danificado por este problema, o que irá lhe custar tempo e dinheiro.

Se este for o caso do ambiente em questão, descubra qual motivo e tente resolvê-lo antes de utilizar qualquer textura.

Contate um profissional de confiança para avaliar de onde vem a infiltração e, depois de resolvido o problema, use o grafiato ou um impermeabilizante para proteger a sua casa.

4. Escolha bem o ambiente que receberá o grafiato

Corredor externo de prédio após aplicação de textura marrom. Embora seja mais comum em áreas externas, pode-se aplicar grafiato em paredes internas e até mesmo no banheiro!

Embora seja mais comum em áreas externas, como na foto acima, é possível aplicar grafiato em paredes internas e até mesmo no banheiro!

Em geral, o grafiato costuma ser usado em áreas externas, mas nada o impede de aplicá-lo em superfícies interiores para deixá-las mais bonitas.

Entretanto, há cômodos em que o uso requer moderação.

Você pode muito bem explorá-lo para criar uma composição diferente no banheiro, por exemplo — o que já sugerimos por aqui, inclusive –, mas não se esqueça que os azulejos e o porcelanato têm a sua função. E se o cômodo não possuir janela ou for pouco ventilado, é melhor evitar a textura.

Agora, se a sua ideia é decorar a sala ou o quarto com o revestimento, tenha cuidado para não exagerar na mão e tornar o uso excessivo.

Ao seguir essas dicas, você evitará custos desnecessários na hora para aplicar grafiato na parede. Se você tiver alguma dúvida ou quiser nos contar a sua experiência, deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>