Um cliente aqui da CYZ havia comprado nossa tinta acrílica para a área interna, paredes e tetos, porém, logo quando a pintura estava pronta, choveu… A laje era exposta e não havia sido impermeabilizada. O teto, recém pintado, virou um festival de bolhas. O trabalho dos pintores foi perdido parcialmente, e o dinheiro do cliente também, pois teve que repintar.
Imprevistos acontecem, mas não ter impermeabilizado esta laje na hora certa foi pura negligência ou falta de planejamento. Este caso ilustra a maioria das construções brasileiras, que carecem de planejamento que poderiam prevenir a maior parte dos gastos desnecessários provenientes de retrabalho. Isto em obras de todos os portes.
Geralmente a impermeabilização de uma obra, quando realizada dentro do cronograma original da obra de maneira correta, responde entre 2% e 5% do custo total da mesma. Porém, quando ela entra de forma corretiva, como a do caso da laje do nosso cliente, pode chegar a custar mais de 15% do valor da obra. Isso acontece em virtude do retrabalho gerado, que gerará consequências financeiras e de prazo de execução.
A infiltração é, talvez, o principais causador de problema nas construções. Não se trata apenas de manchas, bolhas e mofo, estética em geral. Reflita também sobre as estruturas das residências, indústrias, pontes, viadutos, etc, se deteriorando com o poder das águas. As consequências podem ser muito maiores… Pois a maior parte dos insumos nas construções são porosos e a água pode se infiltrar por eles.
Conheça também o CYZ Vedac, o impermeabilizante prático.
Para entender melhor o processo, procure uma das lojas autorizadas, solicite um profissional especialista ou acione o nosso SAC, e leia também a ficha técnica.
Respostas de 2
Top os produtos tmj sucesso
Obrigado Cesar!