A psicologia das cores é a ciência que estuda o efeito das cores na saúde mental e bem estar humano. Saiba abaixo, um pouco mais sobre A Psicologia das Cores.
Como a Psicologia das Cores é aplicada
É uma ferramenta muito importante usada por artistas, decoradores de interiores e como mecanismo de marketing em muitas indústrias, serve fundamentalmente para entendermos o significado que cada cor pode ter em nosso dia a dia.
Com base nesses conhecimentos, podemos usar as cores mais apropriadas para cada ambiente, gerando a sensação almejada e promovendo bem-estar. Estudos apontam que as cores são um fator muito importante no momento da escolha de um produto, sendo o fator principal de escolha para 93% das pessoas, e dois terços dos consumidores não compram um produto que não seja de uma cor de seu agrado. Por estes motivos é muito importante usar o recurso das cores com sabedoria para vender um produto ou até mesmo um serviço.
Psicologia das Cores na Pintura
No ramo da pintura, temos que ter em mente que a cor certa pode valorizar um imóvel e sem sombras de dúvidas agrega valor a mão de obra também. Quando o profissional de pintura indica uma paleta de cores adequada aos desejos do cliente e faz um serviço com bom acabamento, o nível de satisfação será maior e com certeza o cliente não pensará duas vezes no momento de indicar o mesmo profissional aos seus colegas, amigos e familiares.
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las.
CYZ – Revestimentos
Para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:
Dimensão
A cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor, sendo que ambos têm na verdade o mesmo tamanho.
Peso
As cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. De acordo com a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada.
Iluminação
Existem diferentes variações na absorção de luz, de acordo com a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado.
Temperatura
As cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas “cores quentes”, por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo “calor”.
Simbolismo
A transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida.
Emoção
Para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.
Recordação
Assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo.
Portanto….
As cores na sua individualidade ainda possuem um significado específico, que também é importante na hora da composição do layout do produto ou serviço.
Tendo em mente todas estas características que uma cor pode trazer a um ambiente, podemos dessa maneira orientar melhor nossos clientes na escolha das cores, de acordo com a sensação desejada para o local a ser pintado. Na próxima postagem falaremos das cores primárias, seus efeitos e indicações de uso.
Até a próxima Guerreiros!
—-
Se estiver interessado em pintar ou reformar, entre em contato com especialistas em vendas de tintas e impermeabilizantes da CYZ, ou com os melhores profissionais da pintura, os CYZ Guerreiros.