CYZ retira patrocínio de grupos
sem compromisso com sua Política Ambiental
Transcrição do áudio:
Tendo em vista que a CYZ Revestimentos busca excelência em questões como qualidade, suporte técnico, cuidados com meio ambiente, e também quanto a legalidade junto aos órgãos competentes, estabelecemos também uma política interna de patrocinar apenas movimentos e outras iniciativas que estejam comprometidos em firmar parcerias com patrocinadores que atuem com o CNAE adequado à sua atividade empresarial e com um cartão CNPJ classificado como ativo.
Por exemplo, um fabricante de tintas precisa necessariamente ter em seu cartão CNPJ ativo o CNAE “20.71-1-00 – Fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas”.
No final do ano passado, nós procuramos os administradores dos movimentos que apoiamos para buscar uma posição oficial a respeito desta questão e, infelizmente, alguns deles nem se manifestaram e, outros, se posicionaram afirmando que nossa solicitação trata-se de uma briga das indústrias e que não tem relação com a luta dos pintores.
O que os administradores destes movimentos talvez não saibam é que, além da concorrência desleal que um patrocinador operando irregular tem contra os patrocinadores regularizados, por não pagarem imposto e não ter despesas cumprindo as demais exigências legais, no caso das indústrias é muito mais sério, pois para ter autorização de fabricar tintas e revestimentos é preciso cumprir sérias e corretas exigências ambientais.
As fábricas de tinta geram resíduos que poluem o solo e a água. Questões que, ao serem negligenciadas, prejudicam toda a sociedade. Afinal, quem não sofreu com a escassez de água na região de Curitiba nos últimos anos? Existem também as questões trabalhistas, pois empresas irregulares fazem também pouco caso com o cuidado com a saúde de seus colaboradores ao não fornecer os EPIs e sequer terem uma política de segurança no trabalho. Finalmente, aproveitamos para questionar os consumidores: vocês realmente confiam em comprar tintas, texturas e impermeabilizantes, de fabricantes irregulares?
Após pensar nestas questões, será que faz sentido aos movimentos de profissionalização do pintor se preocuparem também em selecionar melhor seus patrocinadores? Optar por parceiros realmente profissionais é também ter bons exemplos na capacitação da classe dos prestadores de serviço. E capacitação, por sua vez, certamente traz prosperidade para estes profissionais, pois os mesmos também prestarão serviços com cada vez mais qualidade, gerando assim um efeito cascata na melhoria do setor.
Portanto, viemos informar que a partir de hoje, dia 10 de março de 2022, passaremos a nos desligar de todas as iniciativas que patrocinamos que não busquem estar de acordo com a nossa política, e que não patrocinaremos outras iniciativas que também não estejam adequadas. Além disso, recomendamos que os lojistas e fabricantes do nosso setor, que estejam devidamente regularizados, tenham o mesmo posicionamento.
É o melhor para TODOS.
Por fim, ficamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e mantemos as portas abertas para reatar as parcerias, desde que os grupos aos quais estamos nos desligando se posicionem positivamente em relação a diretriz citada acima.
Obrigado pela atenção e, lembre-se, pinte com CYZ e seja feliz!