A tecnologia de mantas líquidas possuem diversas vantagens sobre a tradicional manta asfáltica, principalmente em termos de praticidade. Diferente da primeira e mais tradicional, que necessita ser derretida com maçarico, a segunda é aplicada de maneira bastante similar a uma pintura, com trinchas, pincéis, rolos, compressores de ar e brochas.
A CYZ Vedac, que trabalhamos aqui na CYZ, além das vantagens naturais de sua tecnologia, é atóxica, sendo assim ideal para reservatórios de água para consumo ou aquários.
De uma maneira geral, é extremamente mais vantajoso se trabalhar com as mantas líquidas devido ao ganho de tempo e a facilidade na manutenção. Mas existe um tipo de impermeabilização que demanda bastante cuidado com esta recente tecnologia: a impermeabilização de reservatórios aterrado
Os dois tipos mais comuns de reservatórios aterrados são piscinas e cisternas que tenham sido construídas abaixo do nível da terra. E demandam cuidados especiais para que efetivamente funcionem. São eles:
- Aguarde a cura do concreto: superfícies de concreto podem levar até 28 dias para obterem sua cura definitiva e, enquanto isto não ocorre, ele estará emanando umidade para cima.
- Revestimento sobre a impermeabilização: vapores provenientes da umidade da terra ou do próprio concreto podem fazer pressão contra a manta, o que pode acabar gerando bolhas e comprometer a impermeabilização. Para prevenir esta questão basta fazer um trabalho de proteção sobre a impermeabilização com revestimento e/ou cerâmica. A ideia é fazer pressão negativa sobre a manta líquida, evitando assim, o surgimento das bolhas.
- Impermeabilize antes de aterrar: as mantas líquidas precisam de, em média, 72 horas para curar/secar, mas em reservatórios aterrados a cura pode ser mais demorada em virtude da umidade da terra e da baixa incidência de vento e sol. No caso de uma chuva, se o produto não tiver curado ainda, ele pode penetrar o concreto da caixa e atingir a manta. Portanto, uma aplicação da manta anterior ao aterramento torna mais facilitada sua cura.
- Impermeabilize a área externa também: caso a área externa seja impermeabilizada, boa parte dos problemas previstos no item anterior já estão resolvidos.
- Aplicação de argamassa polimérica: é possível também aplicar argamassa polimérica antes da manta líquida. A argamassa polimérica vai evitar a formação de bolhas por ser uma camada de impermeabilização cimentícia e, portanto, possuir uma boa afinidade com a água em termos de cura. É possível criar argamassa polimérica com a Vedac ou comprar uma solução pronta.
Estes são os principais cuidados para serem tomados na hora de planejar a impermeabilização de um reservatório aterrado com manta líquida.
Qualquer dúvida entre em contato com uma das nossas lojas autorizadas, solicite um profissional especialista ou acione o nosso SAC.
Grande abraço!
Respostas de 4
Tem algum problema aplicar a manta líquida antes da argamassa polimerica?
Olá Rodolfo. A princípio não, mas depende muito do fabricante. Sendo produtos da CYZ não.
Excelente, as informações sobre impermeabilização com aplicação de mantas liquidas , em reservatórios novos aterrados.
Gostaria, de suas informações se os procedimentos pode ser aplicados também em reservatórios em uso vários anos c/ águas potáveis, aterrados em sub solo de edifícios.
No aguardo de suas informações a respeito.
Atenciosamente,
Santos, 16 de junho de 2019
EDGE EDIFICAÇÕES – ME
Elio de Souza Barros
ADM CRA SP Nº 120242
Obrigado pela participação, Elio. Vamos anotar aqui a sua questão para a equipe do Blog.